quinta-feira, 2 de abril de 2009

ANO CATEQUÉTICO 2009

A Igreja adotou este ano de 2009, como o "Ano Catequético", período que que todas as dioceses, paróquias e comunidades sejam de fato catequizadoras, dinâmicas na formação para o discipulado de todos os católicos que sigam e acompanhem os passos de Cristo.
A 44ª Assembléia Geral dos Bispos do ano de 2006 aprovou por unanimidade a realização do Ano Catequético. A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando à CATEQUESE, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese , que ocorreu dos anos de 2002 a 2005, e também, como proposta da V Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha de Aparecida . A idéia é fazer de todos os católicos discípulos serem missionários do Evangelho.
O documento Catequese Renovada publicado em 1983 foi um grande impulso para uma catequese bíblica centrada no princípio fé e vida, como linha 3 da CNBB. Depois, vieram as Semanas Brasileiras de Catequese: a 1ª em 1986, com o tema “Fé e Vida em Comunidade” e a 2ª em 2001, com o tema “Com Adultos, Catequese Adulta”.

O Ano Catequético Nacional em 2009, com a realização da 3ª Semana Brasileira de Catequese , que será realizada de 6 a 11 de outubro, o tema é “Iniciação à Vida Cristã”, a fim de consolidar a caminhada cristã e apontar pistas para os novos desafios da realidade.

O Ano Catequético é para toda a Igreja, principalmente que os agentes de pastorais leigos e catequistas dinamizem atividades propostas ao longo do ano e que terá seu ponto alto com a realização da 3ª Semana Brasileira de Catequese. A principal proposta é fazer da catequese um processo permanente de educação da fé para todos os cristãos católicos e não ser somente preparação para os sacramentos do batismo, eucaristia, crisma, penitência e matrimônio. Todo cristão é convidado a ser discípulo e ao mesmo tempo missionário atuante em todos os âmbitos da sociedade: família, comunidade, escola, trabalho e outros meios sociais, a fim de estar aberto às necessidades e desafios da realidade.
Na continuidade dos objetivos, a formação permanente dos catequistas e dos seminaristas, é necessária como disciplina nos cursos de teologia, e enfocando a dimensão bíblico-litúrgica, tendo como centralidade a Palavra de Deus, a pessoa de Jesus Cristo e a comunidade.
A catequese diferenciada destinada às diversas realidades e situações em que vive a maioria das pessoas, é inclusiva, acolhe as pessoas com deficiência, migrantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos. E, finalmente, a catequese deve valorizar a sua principal missão de formar e educar continuamente para a vida cristã.

A CNBB aprovou o Texto-Base para o Ano Catequético Nacional de 2009 e apresenta como subsídio para o grande mutirão catequético centrado na "Iniciação à Vida Cristã", conforme exemplo dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). O método utilizado é o de três partes, (VER-JULGAR-AGIR), método resgatado e valorizado no Documento de Aparecida (DAp 19) e presente também no Diretório Nacional de Catequese (DNC 157), o que sempre a Igreja propôs para catequizar e evangelizar. A 1ª parte: o ENCONTRO com o ressuscitado: “Aprender, caminhando com o Mestre”; a 2ª parte: a PALAVRA DO RESSUSCITADO como fundamento: “Aprender ouvindo o Mestre”; e a 3ª parte : a MISSÃO: “Aprender, agindo com o Mestre”.

"A formação integral e permanente de bispos, padres, catequistas, agentes de pastorais leigos e todos os cristãos católicos é o novo paradigma catequético para que se renove a atual estrutura paroquial e a conversão pastoral."

DATAS IMPORTANTES PARA O ANO CATEQUÉTICO

Abertura Oficial - 19 de abril - nas dioceses, prelazias, paróquias, comunidades, com criatividade e de forma celebrativa. (A nossa paróquia Perpétuo Socorro fez a celebração eucarística tendo o Padre Amarildo o grande animador e incentivador)

Celebração do Dia do e da Catequista – 30 de agosto - nas paróquias, dioceses e regionais. A CNBB Regional Sul 1 celebrará este dia no Santuário Nacional de Aparecida.

3ª Semana Brasileira de Catequese6 a 11 de outubro - em Indaiatuba/SP, com o tema: "Iniciação à Vida Cristã".

Encerramento - 22 de novembro - em todas as paróquias e comunidades, em sintonia com o Dia Nacional do Leigo e da Leiga, na Celebração Eucarística do Cristo Rei.

(PARA VER O TEXTO NA ÍNTEGRA DA CNBB, CLIQUE NO TÍTULO DESTA MATÉRIA)

Nenhum comentário: