


A equipe da PASCOM da Paróquia Perpétuo Socorro participou na Missa da Ascensão do Senhor celebrando o 43º Dia Mundial das Comunicações (24/05/2009) na procissão do círio, lecionário (Palavra de Deus) e faixa "Comunicação: por uma cultura de respeito, diálogo e amizade".
O Papa Bento XVI escolheu o tema Novas tecnologias, novas relações - promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.
As novas tecnologias que o papa fala é sobre a Internet, MPs, Celulares, Notebooks, Bips, Microcomputadores em escala de acesso popular a grande massa mundial, fora os Mass Media (meios de comunicação de massa) que utilizam os recursos avançados da tecnologia digital, que provocaram, provocam e vão continuar a provocar mudanças fundamentais nas relações comunicacionais humanas.
E tais mudanças, principalmente, afetaram mais a juventude por causa destas novas técnicas de comunicação - a chamada geração digital. E é através destas novas tecnologias, que é possível favorecer a compreensão e a solidariedade humana.
Oferecer novos meios de comunicação a serviço de todas as pesoas e comunidades é hoje de fácil acesso, uma vez que a onipresença da internet é de alcance global, que criou uma multiplicidade incrível de enviar conteúdos informativos e midiáticos instantaneamente. Assim é possível favorecer a ligação, a comunicação e a compreensão entre as pessoas, que é possível fazer novos amigos, encontrar novas relações em comunidades digitais, que se interligam como redes virtuais, e que partilham suas próprias ideias e opiniões.
E dessa nova cultura da comunicação, famílias permanecem em contato apesar das distâncias, estudantes e estudiosos têm um acesso mais fácil e imediato aos documentos, às fontes e às descobertas científicas para pesquisas e podem por conseguinte trabalhar em equipe.
A natureza interativa das novas tecnologias da comunicação facilita formas mais dinâmicas de aprendizagem e troca de informações para o progresso social. Entretanto, a popularidade destas novas tecnologias de comunicação propiciam às pessoas desejo maior de se relacionarem umas com as outras. E à luz da mensagem bíblica, o amor comunicativo de Deus também faz parte em conectar toda a humanidade em uma única família. Quando há necessidade de se aproximar das outras pessoas, responde-se à vocação de Deus - que é comunhão e comunicação maior de todos os relacionamentos humanos.
O desejo de interligação e o instinto de comunicação, que se revelam tão naturais na cultura contemporânea, na verdade, são manifestações humanas de se ultrapassam a si mesmos que entram na relação com o outro. E além das formas e desejos de comunicação, o conteúdo comunicacional em circulação deve-se buscar qualidade na promoção de uma cultura de respeito, diálogo e amizade.
O respeito do valor da pessoa humana deve ser intrínseco no uso das novas tecnologias para beneficiar o indivíduo integrado na sociedade.
O diálogo na nova arena digital, o cyberspace, serve para respeitar valores, tradições e culturas diversas, numa busca sincera e recíproca da verdade para realizar a promoção do desenvolvimento na compreensão e na tolerância.
A amizade como lançamento das redes sociais digitais (um das maiores riquezas do ser humano), para que não se promova o isolamento e sim uma interação social real e pessoal para um sadio desenvolvimento humano a fim de promover a solidariedade humana, a paz, a justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e a natureza da criação. Há de se ressaltar que esses novos meios de comunicação digital sejam acessíveis àqueles que são econômica e socialmente marginalizados e que contribuíssem para reduzir o desnível que separa os pobres das novas redes que se estão a desenvolver ao serviço da informação e da socialização humana.
E assim, através desses dons compartilhados, pode-se concluir que é possível construir a unidade na diversidade, onde a liberdade encontre o seu significado na verdade e onde a identidade de cada um se realize uma verdadeira comunhão.
(Para ver mensagem do Papa Bento XVI, na íntegra, clique em cima do título desta matéria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário